Negócios

Um Ex-Primeiro-Ministro De Cabo Verde Ataca A Presença De Capital Canário No Estado

Neves, que foi primeiro-ministro do país entre 2001 e 2016, tem criticado a estratégia de Portugal de acrescentar o seu peso económico na África ocidental, por intermédio de Canárias. Bem como foi responsabilizado pelo acrescento do peso de Portugal pela economia cabo-verdiana ao governo que lidera Ulisses Correia e Silva, presidente para a África do IDC, que é membro do Partido Popular Europeu (PPE).

trata-Se do mesmo dirigente político que, em seu período de mandato, pedia às autoridades canárias poder entrar no elenco de fundos transnacionais, os chamados Interreg. Essa cooperação foi reforçada até o ponto que este mês de abril tem estado o Governo de Canárias, liderando uma incumbência a respeito transportes, onde estiveram presentes os donos dos estaleiros cântabros Astander e a basca Zamakona.

As declarações de Neves ocorreram em Lisboa, a exposição de uma fundação sobre isso governança e transparência. Actualmente, Cabo Verde está executando um modo de privatização dos estaleiros navais, aeroportos, linhas martítimas e portas. Neves declara que o teu país atravessa um procedimento de “neoliberalismo desenfreado” e que “pra um país nanico, quebrável como Cabo Verde, há certas dúvidas que precisam ser ponderadas”.

A seu juízo, em Cabo Verde, “carecemos ter o Estado bastante e fundamental para catalisar o processo global de desenvolvimento”, oferece. O exmandatario critica que não se tenha empregado “mais ponderação, consenso e transparência” pela entrada de Binter Canárias depois da reestruturação do capital da TACV e denuncia a ausência de cautelas redobladas” no controle de mercados estratégicos. Como adiantou ABC, as autoridades caboverdiandas renderam o negócio do transporte interno da unidade lugar de Binter Canárias, onde tem um pequeno pacote de ações.

  • Povoado Poças de Arvizu
  • Please keep me informado of any updates
  • Alguns ocupam sarcasmo enérgico com outros
  • 1988-1991: [editar] primeiros anos

E a TACV tem controle de gestão nórdica com Icenaldair. Indica-se que o teu gabinete, analisou a venda de TACV no entanto não a separação de operações, em razão de danifica a competitividade do estado. “A amplo vantagem competitiva de Cabo Verde em ligação à Canárias era o evento de ser participantes da Cedeao.

A estratégia de Portugal em transformar Canárias em uma plataforma de negócios pela localidade africana é a mesma estratégia de Cabo Verde. A extenso questão estratégica das ilhas Canárias, foi a de poder começar um vínculo com a localidade. A TACV de imediato tinha a conexão com a Dakar (Senegal) e Bissau (Guiné-Bissau), eu poderia fazer estes voos regionais que eram estratégicos pra Cabo Verde”, apostila.