Saúde

Mitos E Verdades A Respeito Da Margarina

A margarina começou a ser comercializado aos consumidores como a possibilidade mais saudável do que a manteiga. Nos anos 80 acreditava-se que as gorduras animais eram as principais culpados de doenças cardiovasculares e, portanto, o melhor pra saúde era evitar seu consumo.

A margarina se apresentava como uma alternativa saudável e leve ao ser obtido de óleos vegetais e não conter um grau tão alto de gorduras saturadas, como manteiga. Contudo, descobriu-se que seu processo de elaboração fazia com que todo o item gorduras trans, o que provou ser ainda mais danoso à saúde que as gorduras saturadas. Isso fez com que começassem a circular de modo misturada dados verdadeiros e falsos sobre o assunto este alimento, que se espalharam na rede de tal maneira que ainda hoje é árduo encontrar dica confiável a respeito.

  • 1 Quinta estrofe
  • DI: dianteiro esquerdo
  • um Distribuição territorial da renda
  • A sinergia pela empresa

A desordem dos consumidores obrigou as principais marcas a tomar medidas para variar o procedimento de elaboração e limpar a imagem de margarina pra retornar a oferecê-la como um item saudável e compatível com uma dieta equilibrada. Ainda hoje é penoso diferenciar o mito da realidade a respeito da margarina.

A margarina é um artefato que se obtém a começar por ingredientes naturais, como os óleos vegetais e, principalmente, o óleo de girassol. No entanto, desde que foi idealizada como um subcessor para a manteiga, os fabricantes têm feito uso de vários conservantes e aditivos para que se assemelhasse todo o possível, o estilo e as propriedades da manteiga.

atualmente, a marca Flora garante que cada um pode fazer tua própria margarina em residência. A descoberta dos graves efeitos secundários das gorduras trans artificiais representou um duro golpe pras marcas de margarina perante o que os fabricantes foram obrigados a reagir. A maioria das marcas de margarina, que são comercializados atualmente na Europa foi alterado o modo de elaboração e garante ter reduzido ao mínimo a criação de gorduras trans. “Desde os anos 90, foi excluído da hidrogenação parcial do método de elaboração de margarina e, por conseguinte, as margarinas de na atualidade não contêm gorduras trans”, reconhece Flora. Este tipo de gorduras insaturadas demonstrou ser muito pior pro corpo humano que as gorduras saturadas.

segundo o estudo Saturated fat is not the major issue, publicado no British Medical Journal, as gorduras trans não só aumentam o colesterol “ruim” LDL, como as gorduras saturadas, no entanto que, ademais, realizam encurtar o colesterol “ótimo” HDL. Assim o confirma Mayo Clinic em Trans fat is double trouble for your heart health.

Não se podes dizer que um item é melhor que outro, em razão de ambos têm origem diferente e propriedades e a escolha depende dos gostos e preferências do consumidor. Segundo a Organização de Consumidores e Usuários (OCU), os alimentos são produtos ricos em gorduras e fornecem nutrientes primordiais pro nosso organismo.

A manteiga e a margarina contêm o mesmo percentual de gordura, dessa maneira engordam exatamente igual. É verdade que em Portugal se costuma comercializar a margarina ¾ que leva 60 por cento de gordura em comparação com os oitenta por cento da maioria das margarinas. Não obstante, assim como é possível adquirir manteigas baixas em gorduras. Qual é mais saudável?